Juntos ao Luar de Nicholas Sparks

O livro que escolhi chama-se ‘Juntos ao Luar’ e tem como autor Nicholas Sparks.
Nicholas Sparks é considerado um dos melhores romancistas da contemporaneidade. Nasceu em Omaha, Nebraska. Passou grande parte da sua juventude em Fair Oaks na Califórnia e actualmente vive na Carolina do Norte com a família.
Este romancista norte-americano, foi durante algum tempo delegado de informação médica até que Theresa Park, agente literária, ao ver o seu dom para uma escrita inqualificável, decidiu representá-lo, vendendo assim os direitos do seu primeiro romance O Diário da Nossa Paixão.
O livro ‘Juntos ao Luar’ narra a complexa história de amor entre John Tyree, um soldado de regresso a casa em licença, e Savannah Curtis, uma estudante que se encontra de férias escolares quando conhece John. Este dois jovens cruzam-se por obra do destino e pelo livre-arbítrio, por tal enfrentam decisões de vida muito difíceis quando o olhar de John e de Savannah se cruzam é praticamente amor à primeira vista. Devido à sua carreira militar, John vê-se separado da mulher que ama, pois é destacado para a Alemanha, durante os sete longos anos que se seguem, as cartas de amor enviadas por Savannah foram das poucas coisas que o fizeram continuar com o seu objectivo de lutar pela sua pátria. No início a correspondência entre os dois é muito meiga e sentida mas com o tempo de separação entre os dois, este torna-se bastante doloroso e impossível de suportar. Na minha opinião a distância não altera em nada o grande amor que sentem um pelo outro, visto que a distância apenas é a medida da separação entre dois pontos podendo assim os dois jovens viverem esse amor para sempre, estejam eles onde estiverem.
Quando John partiu para a Alemanha, Savannah entregou-lhe uma carta que ele só poderia abrir quando estivesse fora do país. Essa carta salientava o seu amor por ele. Nessa carta ela referia também, que cada vez que ele olhasse para a lua se lembrasse dela e dos momentos vividos entre eles. Durante estes sete anos muita coisa mudou na vida deles, o pai de John sofreu um ataque cardíaco. John teve que ir de licença de emergência para a sua terra natal cuidar do seu pai. Depois de algum tempo de licença, inevitavelmente, John foi obrigado a voltar ao seu trabalho de soldado. Passado pouco tempo depois o seu pai falece, ele volta assim para o seu país apenas para tratar do funeral é neste momento que John se apercebe de tudo o que mudou entre ele e Savannah, visto que ela se tinha apaixonado por outra pessoa e se tinha casado. No entanto, apesar de todos estes obstáculos John foi visitar o melhor amigo da sua ex-companheira, e também agora seu marido, Tim ao hospital pois tinha-lhe sido diagnosticado melanoma, um tipo de cancro da pele mais grave. No entanto, este tipo de cancro possui cura mas o tratamento era muito caro. Quando Savannah se ausentou, Tim falou com John e explicou-lhe que Savannah ainda estava apaixonada por ele e que queria que John ficasse com ela se algo lhe acontecesse.
De todas as decisões tomadas neste romance, a mais difícil irá caber a John pois esta irá mudar inevitavelmente o seu destino.
John volta a casa e acha um papel onde se encontra uma espécie de mapa do tesouro. John depressa se apercebe que as moedas de ouro coleccionadas pelas gerações da sua família estão escondidas no seu quintal. Depois de algum tempo passado a escavar, o amado de Savannah encontra-as dentro de um saco.
John antes de se ir embora, ligou para um coleccionador de moedas e vendeu-lhe a sua colecção, para poder ajudar no tratamento do Tim.
Alguns meses mais tarde John voltou ao sítio onde Savannah e Tim se encontravam a viver, para verificar se o tratamento tinha dado certo, mas desta vez, ela não quis que ele o visse. Apercebeu-se assim John que estava tudo bem com Tim.

Nessa noite, Savannah contempla a lua cheia e sem saber, John escondido faz o mesmo, pois esta é uma forma de expressarem o amor que sentem um pelo outro.
A expressão mais marcante neste livro é a seguinte: “O Tim mostrou-me que o amor significa preocuparmo-nos mais com a felicidade da outra pessoa que com a nossa própria felicidade, por muito dolorosas que as opções com que nos deparemos sejam., pois este excerto exprime na perfeição o final da história de Savannah e Jonh, provando-nos que nem sempre as histórias de amor acabam com um final feliz.
Mas será que esta história de amor possui um final triste? Na minha opinião não, pois o significado de amar verdadeiramente alguém é deixar um grande amor partir.
Concluo assim este resumo da minha leitura, recomendando este extraordinário livro e citando uma frase de um indivíduo desconhecido, que geralmente publica as suas frases no "Pensador", para reflectirem.

“Tudo o que eu amo deixo livre, porque se voltar é sinal que conquistei, se não voltar é sinal que nunca me pertenceu.”  Desconhecido