terça-feira, 9 de novembro de 2010

Visita de estudo ao Museu Regional de Beja, Rainha D. Leonor

No dia 27 de Outubro de 2010, entre as 10h e as 11.30h da manhã, os alunos do 11º ano da turma B do Curso de Ciências e Tecnologias realizaram uma visita de estudo ao Museu Regional de Beja, Rainha D. Leonor.
Esta visita de estudo realizou-se no âmbito da disciplina de Português, na presença da professora Fátima Santos.
O Museu Rainha D. Leonor ou Museu Regional de Beja, como o nome refere, encontra-se situado em Beja, e está instalado no Convento da Conceição. Este Convento foi fundado em 1459, pelo Infante D. Fernando e pela sua esposa, a Infanta D. Beatriz.
O Museu Regional de Beja é constituído por: o Coro Baixo, a Igreja, a Sala dos Brasões, as quatro quadras do Claustro, as duas saletas e a Sala do Capítulo.
A visita teve como finalidade adquirir novos conhecimentos relativos ao Barroco e à sua respectiva relação com a obra “O Sermão de Santo António aos Peixes”, de Padre António Vieira.
Nesta visita tivemos a presença de Leonel Borrela, um famoso historiador, pintor, museólogo e escritor bejense, que nos explicou toda a história do Barroco e as suas respectivas influências.
O barroco, como foi referido numa mensagem anterior, caracterizava-se pelo movimento, pelo dramatismo e pelo exagero, esta arte era utiliza nas igrejas, pois atraía os fiéis.
Nesta visita foi-nos possível a observação de vários elementos característicos do Barroco. Os elementos mais marcantes foram a talha dourada e os azulejos pintados de azul e amarelo, pois estes simbolizam “ouro sobre azul”, esta expressão designa um sinal de excelência e teve origem na produção de peças por ourives e fabricantes de armas portugueses durante o século XVI.
Finalizo assim esta mensagem garantindo que o objectivo desta visita, ao Museu Rainha D. Leonor, foi cumprida uma vez que aprofundamos e adquirimos diversos conhecimentos acerca da Arte Barroca que foram bastante enriquecedores, tanto ao nível escolar como ao nível pessoal.

Sem comentários:

Enviar um comentário